
Publicação apresenta documentos selecionados do Arquivo Lasar Segall, que reúne cerca de 10 mil itens
Uma das curiosidades em torno da biografia de Lasar Segall diz respeito à data de nascimento do artista. Segall pleiteava ter nascido em 1891, informação aceita como oficial por décadas. Mas documentos pessoais de Segall, descobertos há poucos anos, discrepam desta versão e motivaram uma retificação biográfica.
A partir da análise esmiuçada de itens do Arquivo Lasar Segall, a pesquisadora Vera d’Horta propôs em 2016 uma retificação na data e teve sua argumentação reconhecida pelo Museu Lasar Segall, que adotou oficialmente como data de nascimento de Lasar Segall o dia 21 de julho de 1889.
Os documentos pessoais de Lasar Segall que permitiram elucidar o enigma do nascimento do artista são apenas alguns dos itens apresentados pela publicação Museu Lasar Segall: 70 documentos do acervo, que a instituição acaba de lançar e disponibilizar ao público para download gratuito.
Fonte de pesquisa
A publicação apresenta documentos selecionados do Arquivo Lasar Segall, que guarda os documentos reunidos em vida por Lasar Segall e é composto por cerca de 10 mil itens, sendo importante fonte para a análise e compreensão da vida e obra do artista.
Como explica o historiador Daniel Rincon Caires, que integra o setor de Pesquisa do Museu Lasar Segall, os 70 documentos selecionados evidenciam relações da vida e obra de Segall com diversos aspectos da experiência histórica coletiva, abrindo várias possibilidades de leituras e questionamentos.
“Cada leitor vai encontrar nos documentos uma coisa nova e particular, cada geração vai propor a eles novas perguntas, na busca por extrair deles alguma luz que a permita navegar melhor em meio aos seus dilemas. Vigora a possibilidade sempre recolocada de um novo encontro, a cada novo tempo, a cada novo olhar. Com esta publicação desejamos fomentar estes encontros”.
Baixe aqui a publicação Museu Lasar Segall: 70 documentos do acervo