O programa de visitas educativas agendadas tem como principal objetivo apresentar a grupos fechados o acervo do museu e estimular o contato e a aproximação entre os diversos públicos e a obra de Lasar Segall. Neste início de 2021, devido à pandemia da Covid-19, as visitas educativas agendadas acontecerão no formato online, fazendo uso de plataformas digitais.

A Ação Educativa oferece aos grupos agendados duas possibilidades de experiência com o acervo do Museu Lasar Segall: Percursos Virtuais e Ateliê Experimental. Ao realizar o agendamento, o responsável pelo grupo poderá optar pela abordagem de acordo com sua preferência e disponibilidade de horários. Confira os detalhes abaixo.

 

Percursos Virtuais

Esta possibilidade de visita mediada oferece percursos por três exposições online, a saber:

Lasar Segall Processos – O percurso virtual parte da exposição online Lasar Segall Processos, que reúne as obras mais representativas da produção do artista ao longo de sua trajetória. A seleção de obras percorre períodos muito significativos de seu processo criativo abrangendo sua participação no movimento expressionista, sua chamada fase brasileira e também suas obras de temáticas sociais. As abordagens educativas para essa visita virtual se baseiam nas narrativas e nas linguagens presentes nas obras e articulam momentos de fruição, discussão e eventualmente atividades de criação. Horários disponíveis: terças às 15h, quartas e sextas às 10h.

O desenho de Lasar Segall – Baseado na exposição online O desenho de Lasar Segall, este percurso apresenta uma seleção de obras – trabalhos assinados, estudos, exercícios acadêmicos e anotações visuais – no intuito de evidenciar as diversas formas de experimentação do desenho empreendidas pelo artista. O percurso constitui um roteiro abstrato da biografia criativa de Lasar Segall, em que preocupações estéticas encontram-se sobrepostas aos acontecimentos e narrativas de sua vida. Horários disponíveis: terças às 15h, quartas e sextas às 10h.

Segall e o Brasil – Este percurso virtual traz um panorama da obra de Segall com um enfoque especial daquilo que ficou conhecido como a “Fase Brasileira” do artista, sem deixar de lado o início de sua carreira, a influência impressionista e o envolvimento com o expressionismo alemão. No percurso pela exposição online Segall e o Brasil observaremos como em suas obras, objetos da casa e do ateliê, bem como em textos escritos pelo próprio Segall, surgem temas de sua época que permanecem atuais, tais como a emigração, relações étnico-raciais e o papel da arte e dos artistas diante de momentos de crise. Horários disponíveis: terças às 15h, quartas e sextas às 10h.

 

Ateliê Experimental

O Ateliê Experimental é um espaço lúdico de criação que convida os participantes a investigar e experimentar materiais e linguagens artísticas por meio de práticas que sugerem o uso de objetos domésticos e cotidianos – além dos materiais artísticos convencionais – para o desenvolvimento de criações poéticas. As atividades propostas apresentam formas de explorar expressões artísticas como desenho, colagem e artes gráficas em geral, entre outras, incentivando a criatividade através do exercício de um olhar ativo, observador e curioso. Horário disponível: quintas às 15h.

 

Agendamento

Os grupos e instituições interessados deverão realizar o agendamento mediante preenchimento de formulário disponível abaixo. Os agendamentos devem ser feitos com até duas semanas de antecedência da data pretendida.

 

Serviço
Datas e horários: Terças e quintas às 15h, quartas e sextas às 10h
Duração aproximada: 90 minutos
Vagas: 50 (Percursos Virtuais) e 25 (Ateliê Experimental)
Classificação etária: A partir de 6 anos
Atividade gratuita | Agendamento aqui