Aos sábados e domingos, o Cine Segall exibe a Sessão das 3, dedicada a mostras de filmes clássicos. A cada mês, um tema diferente oferece ao público um panorama da história do cinema. Em maio, a sessão traz a mostra “Neorrealismo italiano, o cinema que nunca terminou”. O ciclo exibirá clássicos do movimento, além de filmes e diretores contemporâneos que herdaram a estética neorrealista e sua temática.
O neorrealismo italiano foi representado por um grupo de jovens cineastas que ofereceram ao mundo um tipo muito diferente de cinema, que até então ninguém tinha visto. Foram muitas as inovações, entre elas: o uso de locações reais, a luz natural, atores não profissionais, mudanças consideráveis na estrutura dramática, histórias cheias de digressões e conclusões ambíguas, que depois se tornaram elementos intrínsecos do cinema moderno – tanto que até hoje é difícil imaginarmos como estes filmes foram tão revolucionários na época. Mas o principal elemento desse cinema era o compromisso com a realidade.
Aviso: As sessões acontecerão sob os protocolos sanitários locais exigidos no combate à Covid-19. Será exigido comprovante (físico ou digital) de vacinação completa. Dispensadores de álcool gel estão disponíveis ao público. É obrigatório o uso de máscara.
Neorrealismo italiano, o cinema que nunca terminou

Ladrões de Bicicleta (30/4 e 1º/5, às 15h)
Direção: Vittorio De Sica
Elenco: Lamberto Maggiorani, Enzo Staiola, Lianella Carell
Sinopse: Em Roma, um trabalhador de origem humilde, Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani), luta para sustentar a família. Precisando de uma bicicleta para começar em um novo emprego, Ricci penhora as roupas de cama da casa. Para desespero da família, a bicicleta é roubada e Antonio sai junto com o filho Bruno (Enzo Staiola) para procurá-la pela cidade.
ITA | 1948 | 92 min | DCP
30/04 às 15h00
1º/05 às 15h00
Gente do Pó (7 e 8/5, às 15h)
Direção: Michelangelo Antonioni
Sinopse: Primeiro documentário de Antonioni, sobre a vida dos barqueiros e ribeirinhos do vale do rio Pó, onde já revela seu estilo consistente retratando a paisagem interior do homem em sua relação com a paisagem que o circunda.
ITA | 1947 | 12 min | DCP
07/05 às 15h00
08/05 às 15h00
As Amigas (7 e 8/5, às 15h)
Direção: Michelangelo Antonioni
Elenco: Eleonora Rossi Drago, Gabriele Ferzetti, Franco Fabrizi, Valentina Cortese
Sinopse: Clelia deixa Roma para abrir um novo salão em sua terra natal. Em sua primeira noite, a mulher da porta ao lado toma uma overdose de pílulas. Clélia envolve-se com a intenção de ajudar, tornando-se sua amiga. Ao lado de “Os Vencidos”, o filme marca os impulsos neorrealistas de Antonioni, que depois vão se dissipar em uma estética mais subjetiva, perceptível em seus filmes mais clássicos.
ITA | 1955 | 104 min | DCP
07/05 às 15h00
08/05 às 15h00
Roma, Cidade Aberta (14 e 15/5, às 15h)
Direção: Roberto Rossellini
Elenco: Marcello Pagliero, Aldo Fabrizi, Anna Magnani
Sinopse: Entre 1943 e 1944, a cidade de Roma, sob a ocupação nazista, é declarada uma “cidade aberta”, para evitar bombardeios aéreos. Nas ruas, comunistas e católicos deixam suas diferenças de lado para combater os alemães e as tropas fascistas. Filmado logo após a libertação da Itália, em locações reais e com atores amadores, o filme tornou-se o marco inicial do neorrealismo italiano, que mostrou ao mundo que era possível fazer cinema mesmo sob as mais precárias condições.
ITA | 1945 | 100 min | 14 anos | DCP
14/05 às 15h00
15/05 às 15h00
Milagre em Milão (sessão única 22/5, às 15h)
Direção: Vittorio De Sica
Elenco: Emma Gramatica, Francesco Golisano, Paolo Stoppa
Sinopse: Totó é um menino órfão que mora num bairro miserável nos arredores de Milão. Quando é descoberto petróleo no terreno em que vive, apesar da sua pouca inteligência, ele enfrenta o Senhor Mobbi, rico e poderoso. O filme é considerado, ao lado de “Umberto D.” e “Ladrões de Bicicleta”, uma das três obras-chave do neorrealismo italiano dirigidas por Vittorio de Sica. Palma de Ouro de Melhor Filme no Festival de Cinema de Cannes.
ITA | 1951 | 97 min | 14 anos | DCP
22/05 às 15h00